Se você navega pela internet, você muito provavelmente já viu algum site perguntando se você quer “fazer login com Google”. E talvez você tenha ficado receoso em aceitar, sem ter muita certeza se a alternativa é segura. Fazer login com o site é uma forma de autenticação social, para que os usuários possam acessar vários sites e serviços utilizando dados de sua conta no Google.
Esse método também facilita a sua vida, já que não precisa criar um novo usuário e senha a cada site que acessa. Ao invés disso, você simplesmente usa a conta do Google. Além de mais prático, o método também reduz o risco de senhas fracas ou recicladas.
Existem riscos de fazer login com Google?
Assim como praticamente tudo na internet, a resposta é sim. O Google oferece camadas de segurança, como criptografia avançada e autenticação de dois fatores, mas o login social ainda tem suas vulnerabilidades.
Uma delas é o fato de que você acaba compartilhando (ainda mais) dados pessoais com os sites que acessa. Informações como nome, e-mail e foto de perfil. A forma como sites e plataformas utilizam nossos dados é uma das principais preocupações do mundo moderno.
Com essa exposição de dados, você também corre o risco de vazamento. O Google pode ser seguro… mas será que o site que você está acessando é? Em 2018, o Facebook, outra plataforma muito usada para login em sites, enfrentou uma falha que acabou expondo dados de 50 milhões de usuários.
Nesses casos, hackers podem usar essas informações para acessar contas e até aplicar golpes. “Por exemplo, se um criminoso souber que você usa login com Google em vários serviços, ele pode enviar um e-mail falso (phishing) solicitando a confirmação de credenciais”, explica o Olhar Digital.