Quando o botijão de gás (GLP – Gás Liquefeito de Petróleo) é instalado nas casas, é necessário ter protocolos de segurança e um deles é mantê-lo em um local ventilado, preferencialmente fora de casa, como em áreas abertas ou varandas com proteção contra sol e chuva. Em apartamentos, em sua grande maioria o gás é encanado e existem outras formas de segurança para ser armazenado.
Mas, deixá-lo em um local fechado, como armário pode ser muito perigoso, pois o botijão de gás é altamente inflamável, e mantê-lo em um espaço confinado pode aumentar os riscos de acidentes. Não ter ventilação, pode gerar acúmulo de gás em caso de vazamento, criando uma atmosfera explosiva. Qualquer faísca ou fonte de ignição pode causar um incêndio ou explosão.
Veja outros perigos de manter o botijão de gás no armário
O gás precisa de ventilação adequada para se dissipar em caso de vazamento. Um armário fechado impede essa dissipação, aumentando o risco de concentração do gás. Além disso, se houver algum tipo de vazamento, o botijão ficar no armário atrapalha o acesso e impede que medidas de emergências sejam feitas da maneira correta.
Qual o local ideal para o botijão de gás?
O ideal é deixar o botijão em um local ventilado e, se possível, longe de fogões, fornos e outras fontes de calor. Apesar de ser bem comum em diversas casas brasileiras eles ficarem próximos, o mais indicado e seguro é deixá-lo fora de casa. No entanto, não pode ficar pegando chuva, para evitar corrosão.