Está confirmado que o primeiro eclipse lunar de 2025 vai ocorrer na noite de 13 para 14 de março e será um fenômeno completo, no qual a América do Sul será um dos continentes com mais visibilidade. Por causa disso, o Brasil poderá ver de qualquer lugar o evento durante as primeiras horas da madrugada de 14 de março. Também conhecido popularmente como “Lua de Sangue”, o fenômeno também poderá ser visto em outros lugares do mundo e promete encantar aspirantes astrônomos mundialmente.
Este será o primeiro eclipse lunar total desde novembro de 2022, marcando o início de uma série de eclipses que ocorrerão nos próximos anos. Esse fenômeno ocorre quando a Terra se alinha entre o Sol e a Lua, projetando uma sombra sobre a Lua, enquanto o efeito avermelhado se dá quando o eclipse estiver completo, por causa da atmosfera da Terra que filtra a luz solar, dispersando a maior parte da luz azul.
Quando o 1° eclipse lunar de 2025 vai ocorrer?
De acordo com os portais especialistas, a fase penumbral, que é quando o eclipse começa, deve ocorrer às 0h56, no horário de Brasília, com a fase umbral começando às 02h09. O fenômeno completo terá seu término às 05h48. Veja abaixo detalhes de como será as fases do eclipse:
- Entrada na penumbra: 23h57 do dia 13 de março (quinta-feira)
- Início da fase total: 3h25 do dia 14 de março (sexta-feira)
- Máximo do eclipse: 2h59 do dia 14 de março (sexta-feira)
- Fim da fase total: aproximadamente 4h30 do dia 14 de março (sexta-feira)
É perigoso ver um eclipse lunar?
Diferente do eclipse solar, o lunar não é prejudicial para a saúde dos olhos, mas é recomendado que encontre um lugar com pouca luz artificial para que a experiência seja mais visível.