Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Eclipse Lua de Sangue: quando foi a última vez que aconteceu

Por Carolina Carvalho
01/03/2025
Em Geral
0
eclipse lua de sangue

Foto de GEORGE DESIPRIS (Pexels)

Na madrugada dos dias 13 para 14 de março, acontece o fenômeno conhecido como “Lua de sangue”, um eclipse lunar total. O fenômeno será mais visível na América do Norte e do Sul, e parcialmente visível de locais como Europa, África e Leste Asiático. Segundo a Nasa, o eclipse começa às 00h57 do dia 14, com o seu ápice sendo às 03h36. O fenômeno termina às 4h21.

A última “Lua de sangue” aconteceu foi em novembro de 2022, parcialmente visível para os brasileiros.

Os eclipses lunares acontecem quando a Terra fica entre o Sol e a Lua – lembrando que o “brilho da Lua” na verdade é o Sol refletindo no satélite. Quando a Terra fica entre os dois, ela lança sua sombra sobre a Lua. Em um eclipse lunar total, a Lua fica sobre a parte mais escura do sombra terrestre.

Mas o que explica a cor vermelha? A refração da luz solar na atmosfera da Terra faz a Lua parecer vermelha. O mesmo acontece com o pôr do Sol.

Antes da astronomia conseguir explicar o evento, o eclipse lunar total gerava medo e desconcerto em povos antigos, originando lendas – retratadas no livro “The Story of Eclipses”, de George Chambers. Na mitologia grega, por exemplo, a “Lua de sangue” era vista como um anúncio dos deuses para algum grande desastre.

Como observar a “Lua de sangue”

O principal fator para conseguir observar o fenômeno é escolher um local com menos poluição luminosa, como zonas rurais, praias ou montanhas. Diferente dos eclipses solares, você não se preocupar com riscos à visão: o eclipse LUNAR pode ser observado a olho nu, sem problemas. Mas se você tiver um telescópio ou binóculos, eles podem te ajudar a ver o evento melhor.

2025 ainda vai ter outra “Lua de Sangue”, na madrugada entre os dias 7 e 8 de setembro, mas o fenômeno não será visível do Brasil. Mas ele poderá ser visto na Ásia, Austrália, África, Europa e partes da América do Sul.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
soft skills

O que são as soft skills e por que elas são tão procuradas no mercado trabalho?

Confira!

Picada de abelha pode destruir 100% das células cancerígenas e eliminar a doença, revela estudo

16/09/2025
iphone 17

Acessório que tinha em todos os iPhones deixa de existir no 17

16/09/2025
Mulher viajando

Desligue esse dispositivo ao viajar e evite incêndios na sua casa

16/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix