Não é só de cidades histórias que vive o turismo em Minas Gerais! Com o seu relevo montanhoso, o estado é cheio de belezas naturais como serras, cachoeiras e trilhas, ideais para os fãs do ecoturismo. Confira oito cidades mineiras que podem ser uma ótima opção para quem quer passar mais tempo na natureza, segundo a Trivago Magazine:
1. Conceição do Mato Dentro
Conhecida como a capital mineira do ecoturismo, Conceição do Mato Dentro está localizada na Serra do Espinhaço e conta com vários poços, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas. O ponto imperdível é a Cachoeira do Tabuleiro, com 273 m de queda livre, a terceira cachoeira mais alta do Brasil.
2. Extrema
Localizado na divisa de Minas com São Paulo, Extrema está na Serra da Mantiqueira e conta com trilhas, cachoeiras e mirantes. Um diferencial da cidade é a prática de esportes radicais, como rapel, voo livre e rafting.
3. Parque Natural do Caraça
Localizada em uma área de preservação, o Parque Nacional do Caraça preserva áreas de Cerrado e Mata Atlântica, contando com uma rica fauna e flora. E é claro que o parque também está cheio de picos, cachoeiras, cascatas e grutas para os fãs de uma boa trilha.
4. Carrancas
Cachoeiras, lagos, poços e cânions compõem as belas paisagens naturais dessa cidade pequena. Para quem quer se aventurar, a cidade também têm opções para praticar esportes como alpinismo, mountain bike e canyoning.
5. Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Com um complexo de mais de 180 cavernas e grutas, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um dos sítios arqueológicos mais antigos do Brasil, com pinturas rupestres e formações rochosas impressionantes, como a perna de bailarina, a maior estalactite do mundo.
6. Aiuruoca
Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Aiuruoca é ideal para a galera “zen”, já que a cidade é cercada de misticismo. Além disso, o local também é cheio de belezas naturais, como o Poço Joaquim Bernardo, que conta com um enorme “tobogã de pedra”.
7. Gonçalves
Na Serra da Mantiqueira, essa cidade do Sul da Minas é cheia de cachoeiras e picos com mais de 2 mil metros de altitude, e de trilhas que podem ser exploradas de bike, a cavalo e até mesmo a pé.
8. Ouro Preto
Mais conhecida pela arquitetura e pelos prédios históricos, Ouro Preto também tem opções para os fãs de ecoturismo com o Parque Estadual do Itacolomi e o Parque das Andorinhas.