Criar filhos é um enorme desafio e é claro que não existe uma fórmula mágica para fazer as coisas do jeito certo. Na verdade, é impossível que você não acabe errando com eles em algum momento. Mas existem alguns comportamentos que deve tentar evitar para construir uma boa relação com eles, principalmente para quando eles forem adultos.
1. Excesso de autoritarismo
Ao site Minha Vida, a psicóloga Letícia Isabela explica que excesso de autoritarismo faz com que os filhos tenham uma relação baseada no medo com os pais: medo de apanhar, de castigo. “Muitas vezes, esse cenário acaba criando filhos com pouco senso de responsabilidade e motivação”, explica.
2. Faça o que eu digo. não faça o que eu faço
Você diz que aos seus filhos que eles não podem almoçar vendo televisão… mas faz exatamente a mesma coisa? Isso faz com que eles te respeitem menos e entendam que a regra não tem nenhuma base, apenas algo aleatório que você decidiu.
3. Ignorar os interesses do seu filho
Faça um esforço para demonstrar interesse nos interesses do seu filho. Isso ajuda a criar um vínculo entre vocês e faz ele se sentir importante e validado.
4. Fugir de conversas difíceis
Não falar de assuntos complicados com o seu filho faz ele entende que não pode abordar questões sérias com você, criando uma relação com menos confiança e abertura.
5. Sempre resolver os problemas por eles
Sim, é instinto querer resolver os problemas do seu filho, mas isso não ajuda a criança a criar um senso de responsabilidade e de confiança de que ele é capaz de lidar com as situações por conta própria. Se possível, tente incentivá-lo a encontrar uma solução para os próprios problemas.
6. Não cumprir suas promessas
Quando você não cumpre as promessas que fez para os seus filhos, você ensina que compromissos não são importantes e não precisam ser levados a sério. Se você sempre descumpria suas promessas, não estranhe quando ele não aparecer no fim de semana mesmo tendo dito que ia…
7. Falta de respeito
Sim, crianças também precisam ser respeitadas. Se você não respeita o seu filho porque ele é dependente de você, então não espere que ele te respeite quando ele for dono do próprio nariz.




