Não, o Elon Musk não tem um namorado de verdade. Estamos falando é de uma nova funcionalidade do Grok, ferramenta de inteligência artificial lá do X (antigo Twitter), os “companions”, companheiros, em tradução livre. O personagem criado pela IA da xAI é uma mistura do Edward Cullen, da franquia “Crepúsculo”, de Christian Grey, de “50 Tons de Cinza”*.
*Lembrando que “50 Tons” surgiu de uma fanfic de “Crepúsculo”, então o Christian Grey já é basicamente uma versão repaginada (mais safada e menos vampiresca) do Edward Cullen.
Em post no X, Musk pediu sugestões para o nome desse novo “companion”. O nome final escolhido foi Valentine, por causa de um personagem do livro “Um Estranho Numa Terra Estranha ” de Robert A. Heinlein.
Musk já anunciou outros “companions” do Grok
Esses “companions” são personagens animados estilizados com os quais os usuários podem interagir por meio do Grok, o chatbot IA do X. A empresa já lançou outros dois personagens: um panda vermelho chamado Bad Rudi e uma personagem de anime chamada Ani. Ambos causaram polêmica nas redes sociais, com o panda sendo muito violento e a Ani sendo sexualmente explícita, simulando posições sexuais e até tirando a roupa se o usuário pedir.
Nos Estados Unidos, um grupo anti-pornografia e a favor da segurança das crianças na internet, o The National Center on Sexual Exploitation, apontou que crianças a partir de 12 anos já podem baixar o Grok. A organização pediu que o Grok removesse o conteúdo explícito ou então que a classificação indicativa na Amazon aumentasse para 18 anos.




