Em meio à visita do presidente Lula na China, várias empresas do país anunciaram que vão investir no Brasil. Uma delas foi a rede de fast food chinesa Mixue, que conta com mais de 45 mil unidades espalhadas pelo mundo, superando gigantes como McDonald’s e Starbucks em número de lojas.
Avaliada em US$ 10 bilhões, a empresa do setor de sorvetes e bebidas vai investir R$ 3,2 bilhões no Brasil. Até 2030, a previsão é que a rede consiga gerar até 25 mil empregos. Além da Mixue, empresas chinesas vão injetar R$ 27 bilhões no país, de acordo com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações.
Mixue tem mais lojas que o McDonad’s e o Starbucks
Em 1997, o estudante universitário de 21 anos Zhang Hongchao montou uma barraca de raspadinha de gelo. Quase 30 anos depois, a Mixue é uma das maiores redes de fast food do mundo, com 45 mil unidades em vários países. A empresa vende sorvetes, chás gelados, milkshakes e raspadinhas e se destaca pelos seus preços baixos, o que tornou a marca extremamente popular entre o público jovem.
Segundo a Exame, o grande segredo da Mixue está no investimento em fábricas próprias para produzir a matéria-prima. Com isso, a empresa consegue controlar todas as etapas do processo, da fabricação à distribuição, o que explica como ela mantém seus preços baixos.
“Apesar de sua proposta de preços baixos, a Mixue obteve lucros impressionantes. Em 2022, a empresa registrou um lucro líquido superior a US$ 300 milhões. E em março de 2025, a Mixue estreou na Bolsa de Valores de Hong Kong com um IPO de sucesso, levantando US$ 444 milhões”, afirma a Exame.