Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Empresa de Portugal vai construir túnel bilionário no Brasil

Por Pedro Silvini
25/10/2025
Em Geral
0
Túnel

(Reprodução/IStock)

O governo de São Paulo declarou oficialmente a Mota-Engil Latam Portugal como vencedora do leilão para construção do túnel imerso Santos-Guarujá, um dos projetos de infraestrutura mais aguardados do país. A empresa portuguesa, que venceu o certame com desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública máxima anual de R$ 438,3 milhões, será responsável pela execução e operação do empreendimento, orçado em R$ 6,8 bilhões.

A concessão será feita no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), com contrato de 30 anos de duração. Após esse período, o ativo retornará à União, por meio da Autoridade Portuária de Santos (APS), que também atuará como órgão fiscalizador e articulador da comunidade local durante todo o processo de construção.

O túnel será o primeiro do tipo imerso no Brasil, utilizando módulos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal portuário — uma tecnologia consagrada em países da Europa e da Ásia.

Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, a estrutura vai ligar diretamente os municípios de Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de travessia — que hoje varia de 18 a 60 minutos por balsas ou rodovia — para poucos minutos.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a obra deve gerar cerca de 5 mil empregos diretos e beneficiar mais de 2 milhões de pessoas na Baixada Santista. “É um compromisso histórico, que começa a sair do papel e vai transformar a mobilidade urbana e portuária da região”, afirmou.

Cronograma e licenciamento ambiental

De acordo com o governo paulista, o licenciamento ambiental prévio já foi concedido pela Cetesb, atestando a viabilidade do projeto. O órgão analisou aspectos relacionados a manguezais, fauna, flora, ruído e desapropriações, e definiu condicionantes que deverão ser seguidas na etapa de instalação.

Com o prazo de recursos encerrado, o próximo passo será a assinatura do contrato, prevista entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. A expectativa é de que a produção dos módulos comece em 2027, com a montagem da estrutura imersa até 2030. A entrega completa e o início da operação estão previstos para 2031.

A Mota-Engil, uma das maiores construtoras da Europa, já recebeu da Autoridade Portuária de Santos uma sala exclusiva para acompanhamento das etapas da obra e participação no Comitê Regional Permanente de Monitoramento de Impactos Ambientais.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
diu

Ex-BBB é internada por causa de DIU, entenda o caso

Confira!

Cometa C/2025 A6 (Lemmon) registrado em 17 de setembro de 2025 (Foto: Wikimedia/Domínio Público)

Cometa mágico, que passa a cada mil anos, está orbitando a Terra e poderá ser visto no Brasil em 27/10

25/10/2025
Imagem ilustrativa: Pixabay

Peixe africano está se proliferando no litoral brasileiro e espécies nativas entram em risco

25/10/2025
politico china

China descobre “calcanhar de Aquiles” de Trump e deixa o planeta em alerta

25/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix