O governo de São Paulo declarou oficialmente a Mota-Engil Latam Portugal como vencedora do leilão para construção do túnel imerso Santos-Guarujá, um dos projetos de infraestrutura mais aguardados do país. A empresa portuguesa, que venceu o certame com desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública máxima anual de R$ 438,3 milhões, será responsável pela execução e operação do empreendimento, orçado em R$ 6,8 bilhões.
A concessão será feita no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), com contrato de 30 anos de duração. Após esse período, o ativo retornará à União, por meio da Autoridade Portuária de Santos (APS), que também atuará como órgão fiscalizador e articulador da comunidade local durante todo o processo de construção.
O túnel será o primeiro do tipo imerso no Brasil, utilizando módulos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal portuário — uma tecnologia consagrada em países da Europa e da Ásia.
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, a estrutura vai ligar diretamente os municípios de Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de travessia — que hoje varia de 18 a 60 minutos por balsas ou rodovia — para poucos minutos.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a obra deve gerar cerca de 5 mil empregos diretos e beneficiar mais de 2 milhões de pessoas na Baixada Santista. “É um compromisso histórico, que começa a sair do papel e vai transformar a mobilidade urbana e portuária da região”, afirmou.
Cronograma e licenciamento ambiental
De acordo com o governo paulista, o licenciamento ambiental prévio já foi concedido pela Cetesb, atestando a viabilidade do projeto. O órgão analisou aspectos relacionados a manguezais, fauna, flora, ruído e desapropriações, e definiu condicionantes que deverão ser seguidas na etapa de instalação.
Com o prazo de recursos encerrado, o próximo passo será a assinatura do contrato, prevista entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. A expectativa é de que a produção dos módulos comece em 2027, com a montagem da estrutura imersa até 2030. A entrega completa e o início da operação estão previstos para 2031.
A Mota-Engil, uma das maiores construtoras da Europa, já recebeu da Autoridade Portuária de Santos uma sala exclusiva para acompanhamento das etapas da obra e participação no Comitê Regional Permanente de Monitoramento de Impactos Ambientais.




