Na Baía de Monterey, na Califórnia, Estados Unidos, cientistas identificaram três novas espécies de peixe-caracol a cerca de quatro mil metros de profundidade. As espécies foram registradas em vídeo e chamaram atenção por suas aparências incomuns – que é até bem comum quando falamos de espécies do fundo (bem fundo) do mar.
Um deles é o peixe-caracol rugoso (nome científico: Careproctus colliculi). Como explica o UOL, o animal marinho chamou a atenção por sua aparência, com os olhos azuis, a pele bastante enrugada e meio rosada e as estruturas que fazem parecer que ele tem uma barbicha. Como dissemos no título, essa aparência curiosa faz ele parecer algo saído de um desenho animado, como um Pokémon.

Saiba mais sobre os outros dois peixes-caracol identificados
Os outros dois peixes encontrados foram o peixe-caracol-escuro (C. yanceyi) e o peixe-caracol elegante (Paraliparis em). Eles apresentam algumas semelhanças com o peixe-caracol rugoso, como o corpo gelatinoso – muito comum entre espécies do oceano profundo – e a cabeça grande.
“Encontrar duas novas espécies em um único mergulho, em uma das áreas mais estudadas do oceano profundo, mostra o quanto ainda temos para aprender sobre nosso planeta”, declarou Mackenzie Gerringer, bióloga e principal autora do estudo que descreveu as espécies encontradas.
A pesquisa contou com a Universidade Estadual de Nova York em conjunto com o MBARI (o Monterey Bay Aquarium Research Institute).
De acordo com o UOL, atualmente, são catalogadas mais de 400 espécies de peixe-caracol pelo mundo, e muitas delas são adaptadas para viver nas condições extremas das profundezas, como a pressão e a falta de luz.