Para uns Oscar, para outros, Framboesa de Ouro… temos brasileiros representando os dois lados da moeda na temporada de premiações este ano. Wagner Moura está cotado para ser indicado ao Oscar por seu trabalho em O Agente Secreto, enquanto Isis Valverde deve ser indicada ao Framboesa de Ouro (o “Oscar dos piores”) logo em sua estreia em Hollywood.
A brasileira apareceu na pré-lista divulgada pelo site especializado World of Reel, indicada na categoria de Pior Atriz Coadjuvante pelo filme Código Alarum. Na lista, o filme também aparece em mais seis categorias, incluindo Pior Filme e Pior Ator para o astro Sylvester Stallone.
Não podemos dizer que Valverde (a eterna Suellen de Avenida Brasil) começou com o pé direito em Hollywood. Código Alarum foi um dos filmes mais detonados pela crítica no ano passado. No Rotten Tomatoes, ele conseguiu o feito – de certa forma impressionante – de ficar com 0% de aprovação da crítica e 15% do público.
O filme acompanha Joe (Scott Eastwood) e Lara Travers (Willa Fitzgerald), ex-agentes secretos que abandonaram a carreira. Enquanto estão em um resort isolado, eles veem a queda de um avião e encontram um pen drive ultrassecreto, que torna os dois alvos de uma caçada internacional.
A lista oficial de indicados ao Framboesa de Ouro é tradicionalmente divulgada um dia antes do Oscar revelar seus indicados. Neste ano, a data cai no dia 21 deste mês.

Wagner Moura está cotado ao Oscar
O ator já vinha aparecendo em várias listas de apostas para os indicados ao prêmio, mas as chances aumentaram ainda mais depois dele vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Com essa indicação, o baiano faria história como o primeiro homem brasileiro a ser indicado em uma categoria de atuação do prêmio. Até hoje, apenas duas mulheres conseguiram o feito: Fernanda Montenegro por Central do Brasil (1998) e Fernanda Torres por Ainda Estou Aqui (2024).





