Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda, sabe que haverá uma restituição dos valores e, segundo a Receita Federal, um relatório mostra que cerca de 60% dos contribuintes terão direito a receber a restituição em 2025. Esse número representa 27,7 milhões de pessoas que vão receber os valores em suas contas. Para organizar os pagamentos, neste ano as restituições serão pagas em cinco lotes mensais, sendo que existe uma ordem prioritária para receberem esses valores.
Como forma de incentivo, a RF coloca como prioridades aqueles que enviaram suas declarações logo nas primeiras semanas do prazo, estabelecido entre 17 de março e 30 de maio. No entanto, a fila prioritária começa com idosos com 80 anos e mais, seguida por contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de moléstias graves.
O restante é contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix (chave CPF), chegando por fim nos demais que enviaram.
Confira abaixo o calendário dos lotes do Imposto de Renda 2025
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Como será feito o reembolso do IR?
Desde 2022, é possível indicar uma chave Pix (CPF) para receber a restituição, o que inclusive garante prioridade no recebimento. Mas, as restituições também podem ser feitas via depósito em conta corrente ou poupança. Se os dados bancários estiverem incorretos, o valor da restituição ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Após esse período, o contribuinte deverá solicitar o resgate através do sistema PER/DCOMP da Receita Federal.