A primavera chegou e você já correu para guardar todo o “aparato de inverno” no fundo do guarda-roupa? Sentimos te dizer, mas, dependendo da região em que você estiver, você pode ser obrigado a tirar as cobertas e os casacos do armário de novo (pelo menos os mais levinhos…).
Depois de uma onda de calor considerável nos primeiros dias do mês, as temperaturas devem voltar a cair entre os dias 7 e 9 de outubro por causa da chegada de uma frente fria. Segundo o Diário do Litoral, as temperaturas caem principalmente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
Outubro será um mês de muitos extremos no clima
A primavera e o outono são conhecidas como “meia-estação” e não é por acaso. Marcando a transição entre inverno e verão, essas estações costumam ter um clima mais instável, com dias e semanas revezando entre frio e calor e as temperaturas mudando bastante até mesmo em um único dia. E o mês de outubro vai seguir nessa linha.
De acordo com o MetSul, o mês terá mais dias de calor, além de chuva mais frequente, inclusive temporais, principalmente da tarde para a noite. A região Sul deve ser uma das mais afetadas, com muitas chuvas causadas pelo encontro das massas de ar frio e quente. Além disso, algumas madrugadas do mês podem ficar mais frias, com mínimas perto ou abaixo dos 10ºC em muitas cidades da região.
As regiões Centro-Oeste e Sudeste também devem ter mais chuvas no mês de outubro, mas, no caso delas, as chuvas são influenciadas por convecção, pela combinação de calor e umidade. “Isso faz com que chova em muitos lugares, mas de forma bastante irregular. Pode chover muito numa cidade e no município vizinho nada chover”, explica o MetSul.