O chef Erick Jacquin não poupou palavras ao criticar um dos alimentos mais amados pelos brasileiros: o pão francês. Durante participação no programa De Frente com Blogueirinha, exibido na segunda-feira (27), o jurado do MasterChef Brasil afirmou que o pão vendido nas padarias do país “é ruim” e que poucas casas fazem um produto de qualidade.
“Aqui o pão é ruim, tem poucas padarias que fazem pão. Aquele pão que a gente chama de francês é bom? É uma m*rda! É verdade. Eu como, às vezes, porque não tem outra coisa. Moro do lado de uma padaria e o pão é péssimo”, declarou o chef.
A declaração gerou polêmica nas redes sociais, dividindo opiniões entre defensores do tradicional “pãozinho com manteiga” e aqueles que concordaram com a avaliação do francês.
Jacquin justificou sua crítica comparando as padarias brasileiras com as francesas, ressaltando que o foco no produto é o que garante a qualidade do pão.
“Uma padaria na França é uma padaria. Não vende Coca-Cola, não vende cigarro, não vende manteiga. Por isso que o pão é bom”, explicou o chef.
Para o jurado, o modelo brasileiro de padarias — que oferecem uma grande variedade de produtos e refeições — acaba comprometendo a excelência na panificação.
Reações nas redes
A fala do chef rapidamente viralizou. Entre os comentários, muitos internautas se mostraram indignados:
“Você não fala do meu pãozinho, tá? Eu amo um pão com manteiga, pão com ovo, pão com queijo, pão puro”, escreveu uma usuária.
Outros desafiaram o chef:
“Por que ele não faz o próprio pão então?”, questionou uma seguidora.
Mas também houve quem apoiasse Jacquin:
“Dependendo de onde compra é horrível mesmo”, opinou um internauta.
“Concordo com ele! Tem pães aqui que são ruins mesmo”, comentou outro.
Outras revelações
Durante o bate-papo, Jacquin também falou sobre outros temas de sua carreira, como as diferenças entre o MasterChef Brasil (Band) e o Chef de Alto Nível (Globo), contou como trouxe o petit gâteau ao país e relembrou situações marcantes do programa Pesadelo na Cozinha.




