No Brasil, a mexerica, que pode ser encontrada por outros nomes como bergamota ou tangerina, é uma fruta popular em várias regiões e famosa por ser doce e versátil. A forma mais comum de consumí-la é de ao natural, descascando-a e separando os gomos. No entanto, especialistas da área da saúde alertam que, se quiser obter todos os nutrientes da fruta, é necessário saber como comê-la.
Por exemplo, as fibras brancas, chamadas de albedo, é a parte mais saudável da mexerica e possui 20 vezes mais compostos fenólicos do que os gomos, que são antioxidantes. Ao ingerir, poderá ajudar de forma natural a regular os os níveis de colesterol LDL no sangue. Por isso, é importante não descartar essa parte.
Vale ressaltar que essa fruta possui inúmeros benefícios para a saúde, por ser uma excelente fonte de Vitamina C, ela também estimula a produção de glóbulos brancos, que são essenciais para combater infecções, gripes e resfriados.
Saiba outros benefícios da mexerica para saúde
Por ser rica em vitamina C, ela também auxilia na produção de colágeno, uma proteína que confere firmeza e elasticidade à pele. O consumo regular de mexerica pode ajudar a prevenir rugas, linhas de expressão, manchas e até auxiliar na cicatrização. Os antioxidantes também protegem a pele dos danos causados pela radiação UV.
Se for uma pessoa que consome a fruta no dia a dia, tente encaixá-la em formatos de suco, em molhos, que podem ser utilizados em preparos agridoces para carnes ou saladas. Até mesmo é possível usá-la em bolos e sobremesas, pois a polpa e as raspas da casca são ótimas para fazer bolos, geleias e doces.