Nesta terça-feira (13), o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – começou a notificar beneficiários e aposentados que sofreram com o esquema de fraude de descontos irregulares. Com a enorme quantidade de acessos, o site e o aplicativo Meu INSS sofreram com instabilidade, irritando mais ainda as vítimas da fraude.
O UOL Economia acessou ambos no período da manhã de hoje (13) e eles constavam como “indisponíveis” ou “em manutenção”. Acessamos o site na parte da noite e todas as seções tinham a mensagem “ocorreu um erro durante a pesquisa, tente novamente mais tarde”.
Apesar das instabilidades, segundo o Instituto, todos os 9,4 milhões de pessoas que tiveram descontos irregulares na fraude do INSS foram notificados por meio do aplicativo da autarquia. “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135”, informa a notificação.
Como funcionava a fraude do INSS
Associações e sindicatos que prestam serviços para aposentados e beneficiários do Instituto cadastravam pessoas de forma irregular, muitas vezes usando assinaturas falsas. Com isso, as associações descontavam diretamente na folha de pagamento do aposentado uma mensalidade pelos “serviços” que ele nem solicitou.
Segundo estimativas da Polícia Federal, que desmantelou a operação, o esquema descontou mais de R$ 6 bilhões do bolso dos brasileiros entre 2019 e 2024. Os valores descontados indevidamente no mês de abril serão devolvidos diretamente na folha de pagamento de maio (confira o calendário aqui). Serão mais de R$ 290 milhões devolvidos para as vítimas da fraude.




