Um peixe que já esteve à beira da extinção hoje é sinônimo de luxo, conservação ambiental e renda para comunidades amazônicas. O pirarucu (Arapaima gigas), considerado um dos maiores peixes de água doce do mundo, tem sua pele espessa e resistente transformada em bolsas, sapatos e cintos de alto padrão, movimentando o mercado da moda sustentável e conquistando espaço em grifes nacionais e internacionais.
Há pouco mais de uma década, o pirarucu sofria os efeitos da pesca predatória. A espécie chegou a ser proibida para captura, mas esforços de conservação reverteram o cenário. Graças a iniciativas de manejo sustentável implementadas nos anos 2000, as populações cresceram de forma expressiva: em áreas de proteção no rio Juruá (AM), o número de indivíduos aumentou 425% em 11 anos. Hoje, estima-se que esse crescimento já chegue a 600%, segundo o ecologista João Campos-Silva, da National Geographic.
O modelo envolve a contagem dos peixes e a autorização da captura de até 30% dos adultos por ciclo, entre junho e novembro. Assim, a atividade garante renda a indígenas e ribeirinhos e, ao mesmo tempo, preserva o equilíbrio ecológico.
Gastronomia e moda: valor agregado à biodiversidade
O pirarucu é valorizado na gastronomia amazônica e em restaurantes de luxo, pela carne branca e textura firme, usada em pratos como caldeiradas, ceviches e o tradicional pirarucu à casaca. Mas é a pele do peixe que tem conquistado o setor da moda, ao ser processada em artigos de luxo com certificação sustentável.
As escamas também são utilizadas em artesanato e pesquisas para novos materiais. Até a língua, quando seca, é aproveitada como ralador, reforçando o aproveitamento integral da espécie.
Guardiões da Amazônia
Atualmente, mais de 1.100 comunidades amazônicas participam da conservação do pirarucu. Para Campos-Silva, o ressurgimento da espécie é um modelo mundial de preservação:
“A história do pirarucu mostra que as respostas muitas vezes estão nas mãos das comunidades locais que vivem na floresta. Eles são os guardiões do conhecimento.”




