Você é aquela pessoa que escuta todo mundo falando sobre dificuldade para dormir e se gaba de pegar no sono assim que você coloca a cabeça no travesseiro? Calma que isso pode não ser tão bom quanto você imagina… Em texto publicado no La Nación, o neurologista Conrado Estol explica que cair no sono muito rápido pode indicar um problema subjacente.
Segundo o especialista, cair em sono em menos de cinco minutos não é um super poder, mas um sintoma de déficit crônico de sono. Ele ainda afirma que quase 40% da população não descansa adequadamente.
Estol explica que, para dormir adequadamente, o seu corpo precisa passar por uma sequência de fases, como o sono profundo e a etapa REM, cada uma com suas funções específicas, ajudando a consolidar memórias e processar emoções. Estudos como o do UK Biobank, que contou com mais de 500 mil participantes, a duração desse processo é de cerca de sete horas.
Sintomas de privação de sono
De acordo com o blog do hospital Albert Einstein, alguns sintomas são:
- Sonolência excessiva durante o dia;
- necessidade intensa de cochilar no meio de suas atividades;
- dificuldade para despertar pela manhã;
- necessidade de dormir mais no final de semana para recuperar o sono que faltou;
- sensação de memória fraca;
- redução da capacidade de concentração nas atividades diárias;
- perda da libido;
- irritabilidade.
Em casos mais graves, a falta de sono pode causar até alucinações visuais e auditivas. O problema pode ser causado por uma variedade de fatores, como síndrome de apneia do sono, insônia, transtornos neuropsiquiátricos, entre outros.




