Sair do vermelho e acabar com as dívidas: que tal colocar essa meta ambiciosa para o ano de 2026? E para te ajudar, confira as dicas de um especialista em finanças para te ajudar a organizar a sua vida financeira – mesmo que a sua renda continue a mesma.
A revista CLAUDIA conversou com o especialista em finanças pessoais Breno Nogueira, que reuniu cinco dicas fáceis de colocar em prática para você se organizar e deixar aquele constante sufoco financeiro virar coisa do ano passado.
1. Planeje em janeiro
Nada daquela velha “o ano só começa depois do Carnaval”. Muitas pessoas tratam o primeiro mês do ano como um “atípico” e e tentam resolver tudo no susto, ou não resolve nada e deixam tudo para depois da quarta-feira de cinzas. Logo em janeiro, já pegue a sua planilha ou o seu papelzinho e coloque todas as suas despesas do período (IPVA, matrícula escolar, viagem de férias) para já entender o tamanho dos seus compromissos financeiros.
2. Menos cartão
Fuja do “parcelando tudo cabe”. Muitas pessoas usam o cartão de crédito fingindo que não vão ter que pagar a fatura no fim do mês. “No cartão, tudo sobe: a fatura, os juros e a falsa sensação de controle. No débito, o dinheiro realmente sai, e isso muda o comportamento”, explica Breno. Tente diminuir o uso do cartão de crédito e, principalmente, evite parcelamentos muito longos.
3. Organize
Como já mencionamos no primeiro item, o mês de janeiro tem muitos gastos incomuns, como IPVA, material de escola, etc. Organize suas contas para se assegurar que todas as contas essenciais já estão cobertas antes de gastar com essas coisas para saber qual o limite seguro.
4. Limite diário
Sente que as suas finanças viraram uma bagunça depois das festas de fim de ano? Estabeleça um limite diário de gastos: isso já vai te ajudar a tomar decisões mais sensatas envolvendo o seu tão suado dinheirinho.
5. Reserve
Mesmo que seja pequena, comece uma reserva financeira para emergências e transforme o valor que você vai guardar em uma parte fixa do orçamento do seu mês.




