Estão chegando os dias mais aguardados por estudantes de todo o Brasil: é dia de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O primeiro dia da prova, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, acontece neste domingo (9). São 90 questões nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas mais a tão temida redação do Enem.
E muitos estudantes ficam na dúvida do que fazer primeiro quando se veem diante da pilha de perguntas: começar o rascunho da redação ou responder às perguntas de humanas e linguagens? O Guia do Estudante decidiu perguntar qual a melhor opção para a professora Fernanda Pessoa, criadora de um cursinho preparatório que leva o seu nome.
Dia 1 do Enem: por onde começar
A sugestão da professora é que, assim que o avaliador dizer que já pode começar a prova, o estudante vá logo de cara ler o tema da redação e os textos motivadores. “Aí eu já começo a redação?”. Na verdade, não. A dica da professora é começar a prova, pelo menos uma parte, enquanto vai remoendo o tema da redação no fundo da cabeça.
Cansou da leitura da prova? Aí você vai fazer o seu rascunho da redação. Fechou a primeira versão, volte para fazer mais da prova, mas, antes de terminar, já passe a redação a limpo. A indicação da professora é não deixar a redação por último. “No final da prova você estará cansado, vai ter gente saindo do seu lado, a sala vai estar barulhenta. Escolha um momento mais calmo para passar a redação a limpo”, explicou Fernanda ao Guia.
Por último, você vai preencher o gabarito (com cuidado para não errar as questões que você acertou lá no caderno).




