Um fã mineiro da cantora Lady Gaga divertiu a internet ao revelar que foi para o hospital depois de pisar em um peixe-baiacu após o show em Copacabana. Pedro Henrique Moraes, de 29 anos, foi para o hospital depois que um casal do Rio revelou que o espinho do animal tem uma toxina. Mas isso é verdade?
Resposta rápida: sim! Existem cerca de 200 espécies de baiacu pelo mundo e a esmagadora maioria delas tem uma toxina presente no organismo. Inclusive, a presença dessa toxina torna a preparação da carne do baiacu – considerada uma iguaria no Japão – um desafio considerável. Em pequenas doses, essa toxina, a tetrodotoxina, pode causar sensação de dormência e formigamento.
O maior perigo de pisar no espinho de um baiacu não é tanto por causa da toxina, mas sim o risco de infecções, já que, ao você pisar no animal, o espinho pode se quebrar e ficar dentro da sua pele. “Então, quando a pessoa pisa nesses animais, é preciso que elas procurem um atendimento médico porque aquele local pode infecionar, já que o espinho pode quebrar lá dentro e inflamar. É preciso limpar a ferida e ficar de olho para não ter algum outro problema — com uma infecção secundária”, explicou o biólogo marinho Marcelo Szpilman, ao g1.
O fã da Lady Gaga que pisou no baiacu ficou bem?
No mesmo dia ele já estava voltando para Minas Gerais. “Lá, a médica me examinou, viu se os espinhos tinham entrado na carne ou só se foi só o impacto. Em seguida, ela receitou analgésicos e anti-inflamatórios para evitar infecções. Tomei soro, e os enfermeiros viram que as quatro perfurações não tinham espinhos. Fiz o curativo, e nesse domingo voltei para Belo Horizonte”, contou Pedro em entrevista ao g1.
“Mas e o baiacu?” Esse já estava morto antes mesmo de Pedro pisar nele.




