Você acha que o cartão por aproximação ou o Pix são formas de pagamento práticas? A Elo, empresa brasileira de tecnologia de pagamentos, concluiu recentemente a fase piloto de uma solução de pagamentos que pode facilitar ainda mais a sua vida (e fazer você se sentir dentro de um filme de ficção científica).
Desenvolvida em parceria com a Tecban, do Banco24Horas, e colaboração da 4CashPay, a solução pretende permitir que você realize transações presenciais apenas com a leitura biométrica da palma da sua mão!
“Quando o pagamento acontece com um gesto tão humano quanto estender a mão, sabemos que estamos no caminho certo. A biometria palmar traduz confiança em uma experiência intuitiva, segura e sem barreiras”, declarou o CTO da Elo, Eduardo Merighi. A diretora comercial e de produtos da Tecban, Karine Barros, afirmou que a empresa defende que a “presencialidade é um diferencial para levar soluções inovadoras a todo o Brasil”.
Como aponta o Seu Crédito Digital, o uso de biometria não é nenhuma novidade no cotidiano de consumidores. Você usa a sua digital ou o seu rosto para desbloquear o celular, acessar seu aplicativo do banco e até para assinar documentos digitais, mas a tecnologia ainda não é uma forma de pagamento presencial no Brasil.
Como funciona o pagamento por biometria da Elo
Primeiro, você precisaria registrar a biometria da palma da sua mão em um dispositivo da Tecban, fornecer consentimento para o uso dos seus dados biométricos e então validar a sua identidade com a instituição financeira emissora. Como todas as etapas cumpridas, bastaria escolher pagar com biometria e posicionar sua mão sobre o dispositivo multibiométrico.
O piloto do projeto foi testado entre colaboradores da Elo entre abril e maio do ano passado, mas ainda não tem previsão desse método de pagamento ser disponibilizado para o público geral.




