Se engana quem ainda pensa que salada é apenas um acompanhamento sem graça e incapaz de matar a fome. Quando bem preparada, ela pode se transformar em um prato completo, rico em fibras, proteínas e gorduras boas, ideal para quem busca saúde, energia e até mesmo apoio na perda de peso. Especialistas em nutrição reforçam que incluir proteínas e alimentos integrais faz toda a diferença para aumentar a saciedade e tornar a refeição mais nutritiva.
De acordo com a nutricionista Brittany DeLaurentis, a chave está em acrescentar fontes de proteína como queijos, ovos cozidos, frango, tofu ou leguminosas. Nesse sentido, o grão-de-bico é um dos ingredientes mais indicados: além de oferecer proteínas vegetais, também é rico em fibras, que ajudam no controle da fome e na saúde intestinal.

Benefícios da salada para o corpo
Segundo estudos recentes, apenas 5% da população atinge a meta diária de fibras recomendada pelos guias de saúde — 25 gramas para mulheres e 38 para homens. Uma salada bem montada pode ajudar a suprir essa necessidade. Além disso, vegetais como espinafre, rúcula e alface são fontes de vitaminas A, C e E, antioxidantes poderosos que fortalecem a imunidade e combatem inflamações.
Outro ponto positivo é a contribuição para a saúde do intestino. A diversidade de vegetais e leguminosas aumenta a ingestão de polifenóis, substâncias que estimulam o crescimento das bactérias benéficas no organismo.
Receita prática para o dia a dia
Para preparar uma salada completa e saborosa, basta misturar:
- 2 latas de grão-de-bico cozido;
- 3 xícaras de tomate-cereja cortado ao meio;
- ½ cebola roxa fatiada bem fina;
- 2 abacates grandes em cubos;
Tempere com um molho simples feito de suco de limão, azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta-do-reino.
O resultado é uma salada refrescante, nutritiva e que pode ser consumida como prato principal ou acompanhamento. Além de ajudar a controlar a fome, ela fornece energia suficiente para quem pratica atividades físicas regularmente, funcionando como uma aliada na manutenção de treinos intensos e no combate à gordura abdominal.