A melancia é uma das frutas queridinhas da época do calor, por ser muito rica em água ajudando a hidratar e a refrescar no verão. Mas você sabia que, para algumas pessoas, consumir essa fruta pode causar uma dor de cabeça intensa (daquelas que podem fazer você ir para no hospital)? É o que revelam pesquisas recentes. Descubra se você é uma dessas pessoas que deve fugir de comer melancia.

Melancia pode causar dor de cabeça nessas pessoas
Uma pesquisa de 2021 analisou o efeito de vários alimentos de origem vegetal em mais de 3,9 mil pacientes com enxaqueca e mais de 1,1 mil com cefaleia tensional. 40% dos participantes tiveram episódios de dor de cabeça depois de consumir algum dos alimentos e a melancia foi a principal responsável, provocando crises em 29,5% desses participantes que tiveram algum episódio.
Outros frutas que causaram episódios foram o maracujá (3,83%), laranja (2,01%) e abacaxi (1,52%), mas, como podemos observar, os índices não chegam nem perto dos da melancia.
Outro estudo reforça esses achados. Uma pesquisa de 2023 avaliou 38 voluntários com enxaqueca e mais 38 com histórico do transtorno. 24% dos indivíduos tiveram dor de cabeça chega de duas depois de ingerirem a fruta.
Por que a melancia pode causar dor de cabeça em pacientes com enxaqueca?
Um dos compostos da fruta é a citrulina, convertida no corpo em arginina, usada para a produção de óxido nítrico, um potente vasodilatador. “A vasodilatação das artérias meníngeas está diretamente associada ao surgimento de crises de enxaqueca em pessoas suscetíveis, o que explica a ligação entre a fruta e o distúrbio neurológico”, explica o site argentino La Nacion.




