Na busca por soluções inovadoras em inteligência artificial, o Google lançou o NotebookLM, uma ferramenta projetada para revolucionar o uso de IAs em ambiente acadêmico.
Em junho, o NotebookLM chegou aos falantes de português, prometendo facilitar o acesso dos estudantes brasileiros a recursos sofisticados que aprimoram o aprendizado. Desenvolvido para evitar “alucinações”, comuns em IAs, o NotebookLM concentra-se nas informações fornecidas diretamente pelo usuário, buscando precisão e veracidade.
Para que esta ferramenta se distinga, o NotebookLM permite que usuários façam upload de documentos, como PDFs e notas, e a partir daqui, transforma esse material em resumos e questionários. Esse foco na base sólida dos documentos dá à ferramenta um diferencial frente a IAs generalistas, como ChatGPT e Gemini.
Atualmente em teste, a plataforma já está disponível em mais de 200 países, ampliando seu alcance global.
Funcionalidades que facilitam o aprendizado
O sistema oferece recursos como resumos em áudio, permitindo que estudantes escutem conteúdos complexos em formato de podcast, expandindo as maneiras de estudar. Esta função não só se destina a estudantes, mas também é útil para produtores de conteúdo.
Sua capacidade de contextualizar informações ajuda a esclarecer tópicos difíceis de forma clara.
Potencial colaborativo
A possibilidade de compartilhar cadernos transforma o NotebookLM em uma ferramenta colaborativa. Estudantes podem discutir ideias e aprimorar conceitos juntos, ideal para projetos acadêmicos.
Embora a ferramenta ainda esteja em fase experimental, há indicações de expansão de funcionalidades baseadas no feedback dos usuários. A colaboração está no centro das melhorias contínuas planejadas pelo Google.