Em Santa Catarina, está a cidade de Itapema, que se tornou uma das cidades mais valorizadas do Brasil nos últimos anos. De acordo com uma matéria do g1 de junho deste ano, a cidade catarinense estava em segundo lugar da lista de cidades com os imóveis mais valorizados do Brasil, atrás apenas de outra cidade do estado, Balneário Camboriú.
Segundo dados de maio do índice FipeZap, o metro quadrado na cidade de Itapema estava valendo R$ 14.031, um aumento de 13,21% em relação aos últimos 12 meses. Como explica o g1, “o cálculo da variação mensal no valor do custo de imóveis residenciais é feito com base em anúncios veiculados na internet.”
Por que Itapema se tornou uma cidade tão valorizada?
Parte dos motivos está na vizinhança. Itapema fica a apenas 13,7 km de Balneário Camboriú, a cidade com o metro quadrado mais caro do país em 2025. Essa proximidade já ajuda a explicar como Itapema foi se tornando tão valorizada.
“Balneário Camboriú tem uma área proporcionalmente pequena, tanto é que a cidade só está crescendo para cima agora. Itapema é bem maior e fica muito perto”, analisa Carlos Alberto Barbosa de Souza, Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univale), consultado pelo Estadão Imóveis. “É uma região inteira com uma alta qualidade de vida, então o mercado acaba se integrando.”
De acordo com Carlos, a região ganhou uma imagem de luxo tanto para moradores quanto para estrangeiros. Balneário Camboriú até ganhou o apelido de “Dubai brasileira”. Com os investimentos do setor de luxo na região, como lojas e construtoras, os preços para viver nas cidades foi às alturas.