Tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) infelizmente não significa que você está livre de processos burocráticos envolvendo o documento pelo resto da vida. Como você provavelmente já sabe, o documento precisa ser renovado com uma certa regularidade. Dirigir com a carteira vencida pode fazer você ter o seu direito de dirigir suspenso.
Motoristas com menos de 50 anos precisam renovar a CNH de dez em dez anos. Para motoristas entre 50 e 70 anos, o prazo é de cinco anos, e para motoristas com mais de 70, o prazo é de três anos. Para conseguir renovar a sua CNH, você precisa passar por exames médicos e algumas doenças podem impedir a renovação do documento. O objetivo é garantir a segurança do condutor e prevenir acidentes causados por essas condições.
Confira algumas doenças que podem impedir a renovação da sua CNH
Epilepsia e convulsões
Esse tipo de condição pode impedir a pessoa de dirigir com segurança. Para conseguir ser considerado apto, o motorista precisa estar em tratamento e sem crises há pelo menos um ano.
Doenças cardiovasculares graves
Doenças que podem causar desmaio, tontura, perda de consciência ou arritmias graves são fatores de risco na direção e precisam ser avaliadas com cuidado.
Diabetes com hipoglicemias graves
Hipoglicemia grave pode causar perda de consciência. Condutores diabéticos com a glicemia controlada adequadamente não vão ter problemas para renovar a CNH.
Distúrbios psiquiátricos graves
Segundo o Portal do Trânsito, transtornos como esquizofrenia, bipolaridade não controlada e depressão severa podem comprometer o julgamento e capacidade de reação do motorista. Pessoas com essas condições que quiserem renovar a carteira precisam comprovar que estão em tratamento e em condição de estabilidade clínica.
Doenças neurológicas degenerativas
De acordo com o estágio, doenças como Parkinson e Alzheimer afetam a cognição e a coordenação motora, impedindo o motorista de conduzir com segurança.




