Na maior parte, estações de trem e metrô não são exatamente uma atração turística… em várias cidades, inclusive, elas são locais dos quais você quer sair o mais rápido possível. Mas esse não é o caso das estações dessa lista. O Prix Versailles, prêmio internacional de design e arquitetura da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), publicou em novembro as estações mais bonitas do mundo em 2025. Descubra quais foram as eleitas.
A premiação elege projetos em várias categorias, como hotéis, aeroportos e até estádios. Eles são julgados por um júri especializado composto por arquitetos, designers e pessoas ligadas à arte, que levam em conta não apenas a qualidade do design, mas também fatores como práticas sustentáveis e integração com o meio ambiente.
1. Gadigal (Sydney, Austrália)
Cada entrada da estação conta com uma obra de arte monumental chamada “The Underneath” inspirada em antigos túneis ferroviários e feita de azulejos de cerâmica.
2. Mons (Mons, Bélgica)
A estação foi elaborada por Santiago Calatrava, o mesmo nome por trás do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
3. Baiyun (Guangzhou, China)
Essa estação se destaca com um layout arejado e luminoso, uma passarela circular de vários andares, além de ser entrelaçada por jardins.
4. Saint-Denis Pleyel (Saint-Denis, França)
Um dos pontos que chama atenção na estação parisiense é um átrio feito totalmente de madeira.
5. Villejuif – Gustave Roussy (Villejuif, França)
A estação conta com um pavilhão aberto coberto por um teto de vidro e é uma das estações mais profundas de toda a França.
6. KAFD (Riade, Arábia Saudita)
A fachada da estação conta com padrões feitos para remeter ao visual do deserto quando o vento bate na areia.
7. Qasr Al Hokm (Riade, Arábia Saudita)
Concebida como uma praça urbana, a estação é projetada para dentro através de um efeito de espelho.




