A perda da densidade óssea é algo comum do envelhecimento, mas que pode prejudicar muito a qualidade de vida dos idosos, levando a condições como a osteoporose e aumentando o risco de queda. Mas tem um alimento bastante popular que pode ajudar a pelo menos combater esse problema, além de ter muitos outros benefícios para a saúde: a ameixa seca.
De acordo com a Revista Forum, essa fruta é uma verdadeiro “tesouro nutricional”. A ameixa é muito rica em vitamina K, magnésio e cobre, minerais e vitaminas essenciais para a saúde dos ossos. Uma dica para aproveitar ainda mais esses benefícios é combinar a frutinha com laticínios, como um iogurte, contribuindo ainda mais para a fixação do cálcio. Lembrando que a vitamina K é a responsável por “levar” esse cálcio aos ossos.
Segundo o Portal 6, já existem estudos comprovando que o consumo regular da fruta ajuda a manter a densidade óssea, contribuindo para que os idosos continuem tendo ossos fortes. A indicação dos nutricionistas é consumir de três a cinco unidades da fruta por dia (e nada de adicionar açúcar!). Você pode consumir a ameixa pura, como um lanchinho, ou usar a fruta em outras receitas, como saladas e até bolos.

Conheça outros benefícios da ameixa
Essa fruta é rica em antioxidantes, substâncias que ajudam a retardar o envelhecimento celular precoce e a evitar processos inflamatórios no seu organismo. Ela também tem muitas fibras, sendo uma ótima opção de lanche para te deixar saciado por mais tempo, além de contribuir para a regulação do seu intestino, evitando problemas irritantes como a constipação. E tem muito mais. Com suas vitaminas e minerais, a ameixa ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, previne doenças cardiovasculares e até melhora a função cognitiva.