Simplicidade, sabor e tradição. Esses são os ingredientes que consagraram o bolinho de carne do Bar do Luiz Fernandes como o melhor petisco de São Paulo, segundo o Prêmio Paladar 2025. A delícia paulistana acaba de entrar para a trilha de Honra ao Mérito, um dos destaques da premiação especial que homenageia experiências gastronômicas marcantes da capital.
Conhecido como BDL, o bar no bairro do Mandaqui, Zona Norte da capital, serve o bolinho em porções generosas. O petisco tem formato irregular, casquinha escura e crocante por fora, e, por dentro, um recheio suculento que combina perfeitamente com o tradicional vinagrete levemente picante da casa.
O bolinho foi eleito não só pela sua técnica impecável, mas pelo que representa: memória afetiva e autenticidade. “É daqueles que valem atravessar a cidade”, escreveu a repórter Renata Mesquita, do caderno Paladar.
Onde tudo começou
Fundado como uma mercearia em 1930, o Bar do Luiz Fernandes virou bar nos anos 1970. De lá pra cá, se tornou referência entre os botequins paulistanos. Hoje, quem comanda o salão é Edu Fernandes, filho do fundador Luiz, que mantém viva a tradição da casa com atendimento acolhedor e receita de família.
Logo na entrada, os visitantes são recepcionados com uma batida de coco ou maracujá. Em seguida, começam os pedidos: além do premiado bolinho de carne, há o Braga (feito com alheira) e o Rabo de Touro, recheado com rabada — cada petisco trazendo influências de diferentes regiões do mundo.
Com camisas de futebol nas paredes, acepipes na vitrine e mesas cheias de histórias, o BDL vai além da gastronomia. É um espaço boêmio e familiar, que reúne moradores da região, turistas, casais e amigos. Ali, comer é uma experiência que mistura paladar e memória.
O prêmio faz parte das comemorações de 20 anos do Caderno Paladar, que voltou com força total em 2025 e reconhece os melhores da cena gastronômica paulistana.
Se você é fã de petiscos, o bolinho de carne do BDL merece estar no seu roteiro. Uma mordida e você vai entender por que ele virou o queridinho de São Paulo.