Existem vários serviços sociais disponíveis no país e talvez nem todos saibam que Carteira da Pessoa Idosa é um documento que pode oferecer uma série de benefícios para pessoas com 60 anos ou mais. Emitido pelo Governo Federal do Brasil, esse documento serve principalmente como comprovante de renda para o acesso a transporte interestadual gratuito ou com desconto, mas também oferece outras vantagens.
Além do acesso a transportes de forma mais acessível, também oferece meia-entrada em eventos culturais, como shows, teatros e cinemas. Para ter direito a Carteira da Pessoa Idosa, existem alguns critérios para ser contemplado e um deles é ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e com o cadastro atualizado. O CadÚnico é essencial, pois gera o Número de Identificação Social (NIS), que é necessário para a solicitação da carteira.
Como adquirir a Carteira da Pessoa Idosa
Além da inscrição do CadÚnico, é necessário solicitar no site https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/index.html com o login do Gov.br. Você precisará do seu CPF e senha ou faça um cadastro rápido no portal. Após o login, o sistema verificará seus dados no CadÚnico. Se tudo estiver correto, você poderá emitir o documento, que pode ser salvo no celular ou impresso.
Saiba mais informações sobre a Carteira da Pessoa Idosa
A renda individual também será um fator determinante, pois o idoso precisa ter mensalmente o valor igual ou inferior a dois salários mínimos. Mesmo quem tem outros meios de comprovar renda (como contra cheque, carnê do INSS, etc.) pode solicitar a Carteira da Pessoa Idosa para facilitar o acesso aos benefícios.
Sobre os transportes, é possível conseguir por veículo (ônibus, trem, barco) até duas vagas gratuitas em viagens interestaduais. Enquanto o desconto de 50%, é para em casos em que as vagas gratuitas já estejam ocupadas. Entre outros benefícios, também permite que tenha prioridade em filas e atendimentos em diversos estabelecimentos públicos e privados (saúde, bancos, etc.) e, em algumas cidades, é possível obter isenção do IPTU e outros benefícios fiscais, dependendo da legislação municipal.