Versáteis, práticos e uma fonte rica de proteína, os ovos são um ingrediente queridinho da mesa dos brasileiros, mas eles também são um alimento sensível, que pode transmitir bactérias como a salmonela. Além de ser bem preparado antes do consumo, os ovos também precisar ser armazenados corretamente.
O melhor jeito de armazenar ovos
Como as próprias embalagens apontam, o ideal é deixar os seus ovos na geladeira, refrigerados, já que isso permite que eles fiquem conservados por mais tempo. E tem mais: o melhor lugar dentro da geladeira para deixar os ovos não é naquela parte da porta, em que nós vemos uma “seção” para os alimentos.
O “abre e fecha” da geladeira faz com que a porta acabe se tornando um local “perigoso”, com a oscilação da temperatura podendo acelerar a deterioração e o crescimento de bactérias em vários alimentos – incluindo os ovos.
Outro cuidado é não deixar os ovos nas embalagens plásticas em que você os compra. “As caixinhas podem levar essa contaminação para a geladeira. Por isso, recomenda-se retirar os ovos dessas embalagens e armazená-los em um recipiente limpo”, explica Emília Maria Lima, doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP), ao Estadão.
Se você comprar os ovos de um produtor direto (ou tirá-los do seu próprio galinheiro), a especialista também recomenda remover excesso de sujeira ou penas de aves usando um papel toalha antes de guardar.
Armazenados de forma correta e mantidos a uma temperatura de aproximadamente 4º C, os ovos devem se manter aptos para consumo por entre três e cinco semanas.




