Que os Estados Unidos e a China tem uma enorme rivalidade não é novidade para ninguém. Mas fato é que o presidente Donald Trump vem acirrando ainda mais essa disputa desde que assumiu para o seu segundo mandato no início deste ano. Além das guerras tarifárias, o republicano afirmou recentemente que quer transformar o país em uma “superpotência” de um setor específico para bater de frente com o gigante asiático.
Trump quer acirrar setores tecnológicos para competir com a China
Em discurso no fórum America Business, na última quarta-feira (5), Trump anunciou que quer investir mais no setor cripto e de inteligência artificial para enfrentar a China na “corrida tecnológica global”. “Seremos a maior liderança global em bitcoin, cripto e IA. Do contrário, a China pegará esse lugar”, afirmou o presidente norte-americano.
Segundo o que foi repercutido pelo InfoMoney, o republicano afirmou que os Estados Unidos lideram “todos os países” em IA, mas ainda precisa investir mais para “dobrar o fornecimento de energia” de data centers. De acordo com o Jornal da USP, há mais de uma década, lá em 2014, os data centers já eram responsáveis por cerca de 1,8% da eletricidade consumida nos EUA – o equivalente ao consumido pelo estado inteiro de Nova Jersey.
Falando do setor cripto, Trump mencionou que as políticas de desregulação e fortalecimento do setor nos Estados Unidos ajudaram a “tirar a pressão do dólar”. Ele ainda defendeu que essa desregulação vai ajudar a criar empregos no setor privado.
Por fim, o presidente dos EUA também destacou que sua gestão está ampliando gastos com defesa e aprimorando equipamentos militares. “Não queremos entrar em guerras, só nos fortalecemos. Rússia está em um distante segundo lugar e China está em terceiro, mas pode nos alcançar em alguns anos se não investirmos”, afirmou Trump.




