Diante do avanço da tecnologia, infelizmente os criminosos também encontram novas maneiras de aplicar golpes, principalmente através do Pix, diante da facilidade da transferência de dinheiro. Um dos mais populares é se passar por algum conhecido por meio do WhatsApp, onde o golpista se passa por entes queridos, alegando que perdeu o número e pede dinheiro para a pessoa.
Intitulado de “Pix por falsa identidade”, o criminoso tem algumas informações sobre a pessoa, se ela tem filhos, sobrinhos ou alguém próximo para se passar por ela e trazer algum tipo de autenticidade na informação. Para conseguir o Pix, inventa diversas desculpas, como celular quebrado ou roubado, situações de urgência e até mesmo a necessidade de comprar um curso.
Saiba como se proteger do golpe de falsa identidade no Pix
Também conhecido como “golpe do falso conhecido”, é importante se atentar aos detalhes antes de efetuar alguma transação do Pix. Se alguém entrar em contato por outro número, confirme a identidade da pessoa por meio de uma ligação telefônica ou outro meio de comunicação. Golpistas costumam criar um senso de urgência para pressionar a vítima a agir rapidamente, sem pensar, por isso, não acredite de forma imediata. Além disso, a pessoa que está pedindo dinheiro usando uma linguagem diferente da habitual, desconfie.
Para se proteger, nunca forneça informações confidenciais por telefone, mensagem ou e-mail. No aparelho celular, ative a autenticação de dois fatores e mantenha sempre o dispositivo atualizado, pois as novas versões criam métodos de segurança cada vez mais eficazes.