O pâncreas produz hormônios, auxilia na digestão e desempenha funções que influenciam o coração, fígado e rins, sendo essencial para o funcionamento do seu metabolismo. E o principal inimigo dele é algo extremamente comum: o álcool.
Álcool é o principal causador de problemas no pâncreas
Ao Diário do Centro do Mundo, o médico Wandyk Allison, pós-graduado em endocrinologia e nutrição clínica, explica que o álcool sobrecarrega a função pancreática, favorecendo a ativação precoce de enzimas digestivas que podem causar danos ao tecido do próprio órgão. Além disso, moléculas tóxicas presentes na bebida alcoólica, como os radicais livres e o acetaldeído, podem acelerar processos inflamatórios e a morte celular precoce.
O consumo frequente de álcool é uma das principais causas da pancreatite aguda e crônica, doenças que comprometem o funcionamento do órgão e que podem até ser fatais. “Ah, mas e se eu beber só um pouquinho?”. Mesmo em quantidades moderadas, o consumo alcoólico frequente pode desencadear danos no pâncreas e dificultam a recuperação do tecido do órgão.
Outro fator que pode causar problemas no pâncreas
O álcool não é o único inimigo do órgão. Ao DCM, Allison explicou que outro ponto que prejudica muito o órgão são os alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares simples e gorduras trans. “Aumentam a resistência insulínica e forçam a produção constante de insulina”, explica o especialista. “O álcool é o maior inimigo do órgão, mas uma dieta baseada em açúcares refinados e gorduras trans também é muito prejudicial.” Então já sabe: evite o consumo constante de refrigerantes, doces e frituras industriais.