Uma receita leve, cremosa e com poucos ingredientes vem ganhando força na cozinha saudável e promete desbancar clássicos como purê de batata, mandioca e abóbora. O purê de couve-flor com alho assado se tornou queridinho de quem busca sabor sem comprometer a dieta, especialmente no jantar, graças ao baixo teor calórico e à textura surpreendentemente suave.
A couve-flor — integrante da família das crucíferas, como brócolis e repolho — tem chamado atenção por seus benefícios à saúde cardiovascular. Rica em antioxidantes como vitamina C, carotenoides e compostos sulfurados, ela ajuda a reduzir inflamações, melhora o trânsito intestinal e contribui para o controle da pressão arterial e da glicemia.
Além de nutritiva e versátil, a couve-flor fornece fibras, folato e vitamina K, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por isso, aparece cada vez mais em preparações substitutas de carboidratos tradicionais, especialmente entre pessoas que buscam emagrecimento.
Entre os principais benefícios apontados por nutricionistas estão:
- Auxílio no emagrecimento devido ao baixo valor calórico e alta saciedade;
- Melhora da função intestinal;
- Controle da pressão arterial;
- Compostos bioativos com potencial anticâncer.
A forma de preparo, entretanto, influencia diretamente na preservação dos nutrientes. O cozimento no vapor é considerado o método mais eficiente para manter as propriedades do vegetal. Assar ou refogar rapidamente também são boas alternativas.
Receita do purê que virou tendência
O diferencial da nova versão está no alho assado, que intensifica o sabor, agrega leve doçura e contribui com propriedades anti-inflamatórias.
Ingredientes
- 2 xícaras de couve-flor picada
- 2 dentes de alho com casca
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Asse os dentes de alho — com casca — a 180 °C por cerca de 15 minutos, até ficarem macios.
- Cozinhe a couve-flor no vapor por 10 a 12 minutos.
- Retire a casca do alho e misture aos floretes cozidos.
- Adicione o azeite e o sal e bata com mixer ou processador até obter um purê liso e cremoso.
- Para uma textura ainda mais leve, coloque 1 colher de sopa de água quente ou caldo de legumes caseiro.
Brasileiros ainda consomem pouca comida saudável, aponta USP
Embora pratos como esse purê representem alternativas nutritivas e sustentáveis, a alimentação da população brasileira está longe do ideal. Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP, baseada no Índice de Dieta da Saúde Planetária (PHDI), avaliou dados de mais de 46 mil brasileiros.
O levantamento, realizado em 2022 a partir do Inquérito Nacional de Alimentação do IBGE, revelou que o país atinge apenas 30% das recomendações da Comissão EAT-Lancet para uma dieta saudável e sustentável.
De acordo com o relatório internacional EAT–Lancet, uma dieta saudável prioriza consumo diário de frutas, legumes, verduras e cereais integrais, reduzindo o uso de carnes vermelhas, açúcares e gorduras animais.




