Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Esses 3 concursos são os melhores para o meio de 2025

Por Carolina Carvalho
01/05/2025
Em Geral
0
concurso brasil

Imagem de freepik

Para muitos brasileiros, os concursos públicos são a porta de entrada para uma vida de maior segurança e estabilidade financeira. Confira três concursos muito esperados para esse segundo semestre do ano.

1. INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

Este ano, o Instituto está realizando um concurso com previsão de mil vagas para o cargo de Analista do Seguro Social em todo o Brasil. Os salários iniciais podem chegar a R$ 9 mil. Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o certame está em fase final para serem definidas quantas vagas serão destinadas a cada estado. O edital deve ser publicado até julho.

As vagas de analista exigem nível superior, mas em quais áreas de formação só iremos saber quando o edital for publicado.

2. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

O IBGE anunciou um processo para a contratação de 9.580 funcionários temporários para vagas de nível médio, divididas entre os cargos de:

  • 8.480 vagas para Agentes de Pesquisas e Mapeamento (APM);
  • 1.100 vagas para Supervisores de Coleta e Qualidade (SCQ).

O concurso ainda não tem uma banca organizadora, mas, pelo documento divulgado pelo próprio IBGE, já sabemos que o processo terá uma prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha. No último concurso do instituto, realizado em 2022, os conteúdos programáticos foram os seguintes:

Agente de pesquisas e mapeamento

  • Língua Portuguesa (20);
  • Matemática e Raciocínio Lógico (15);
  • Ética no Serviço Público (5);
  • Geografia (20).

Supervisor de coleta e qualidade

  • Língua Portuguesa (14);
  • Matemática e Raciocínio Lógico (8);
  • Ética no Serviço Público (5);
  • Noções de Informática (5);
  • Noções de Administração e Situações Gerenciais (14);
  • Geografia (14).

3. Correios

Esse é o concurso sobre o qual temos menos informações. Segundo o Estratégia Concursos, no início do ano, o superintendente dos Correios em Brasília, Paulo de Moura, declarou que os Correios fariam um novo concurso para o cargo de nível médio de Atendente Comercial.

CONCURSO

Doador de medula tem direito a isenção em concursos?

É doador de medula? Em vários concursos, você pode pedir isenção da taxa de inscrição, tendo doador ou só sendo parte do REDOME.
Leia mais
X

Doador de medula tem direito a isenção em concursos?

Leia mais

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
seleção uniforme vermelho footy headlines

Camisa vermelha da Seleção gera polêmica e até Galvão critica

Confira!

correios

Funcionários dos Correios agora vão trabalhar 12 horas diárias

25/03/2026
chuva

Tempestades fortes com “chuva de pedras” devem ocorrer em vários estados do Brasil

25/03/2026
lua

NASA vai gastar R$ 20 bilhões para realizar primeira construção na Lua

25/03/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix