A hipertensão – pressão arterial alta – é o principal fator de risco para um AVC – Acidente Vascular Cerebral, por isso, pessoas com essa condição precisam manter alguns cuidados para controlar a pressão, incluindo evitar alguns alimentos. Alguns produtos, caso consumidos em excesso e com frequência, contribuem para o aumento da pressão e, consequentemente, para o risco de um AVC. Confira:
1. Industrializados
Refrigerantes, salgadinhos e outros alimentos industrializados e embaladas são ricos em sódio e açúcar, ingredientes que, combinados em excesso, podem sim fazer a sua pressão subir. É claro que de vez em quanto todo mundo gosta de uma guloseima, mas é importante evitar o consumo frequente desse tipo de alimento.
2. Carnes processadas
Salsicha, bacon, presunto e carnes enlatadas são ricas em sódio, o que favorece a retenção de líquidos no organismo e, por consequência, aumenta a pressão arterial. No geral, hipertensos precisam evitar o sódio na alimentação diária – até por isso, é recomendado que quem tem essa condição evite colocar muito sal na comida, por exemplo.
3. Álcool
O Meio News explica que a ingestão exagerada de bebidas alcóolicas contribui para a hipertensão, já que doses elevadas de álcool tornam difícil que o seu corpo controle naturalmente a pressão arterial, o que aumenta esses níveis gradualmente.
4. Açúcares adicionados
Doces, bolos, refrigerantes, entre outras sobremesas industrializadas, são ricas em açúcar e provocam uma elevação rápida da glicose no seu sangue, o que pode impactar no aumento da pressão arterial. Mais uma vez: um docinho de vez em quando não vai te matar, mas, no cotidiano, dê preferência ao açúcar natural de frutas, por exemplo.