Depois de ondas de calor por boa parte do Brasil, o outono chegou em alguns estados baixando os termômetros, principalmente na região Sudeste, trazendo mais chuva para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo dados revelados pelo Climatempo, uma frente fria chegou nessas regiões e provocou uma mudança significativa no tempo.
Nesta semana, algumas cidades de Minas Gerais registraram volumes expressivos de chuva, como em Boa Esperança, com 72,6 mm e 71,1 mm em Juiz de Fora, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). No Rio de Janeiro, cidades como Magé também receberam chuvas intensas e tiveram 50 mm em 24 horas, enquanto Espírito Santo, o município de Rio Novo do Sul acumulou 56,6 mm no mesmo período. O estado de São Paulo também foi atingido, com destaque para Brotas, ao registrar 77,5 mm de chuva, além de Itapira (37 mm) e Itirapina (34,8 mm).
Como ficará as chuvas no Sudeste nos primeiros dias de outono
No dia 20 de março, quando começou oficialmente o outono de 2025, chegou uma nova frente fria que resultou em dias com instabilidade, como aumento de chuvas em regiões como Rio de Janeiro e São Paulo. Por causa da chuva, a temperatura também tendem a baixarem, apesar do sol ser presente em alguns momentos do dia.
Para o final de semana, Climatempo reafirma que haverá novas pancadas de chuvas em diversas regiões, mas o tempo seco e quente também estará presente como nas regiões do norte e noroeste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, regiões que continuam registrando temperaturas elevadas.