Você provavelmente conhece pelo menos uma pessoa (e talvez você tenha tido o azar de ser ela) que arrastou o curso até o final, mal pegou o diploma e já estavam se arrependendo de escolher a profissão. Infelizmente, muitos recém-formados se arrependem dos cursos que fizeram assim que descobrem as condições do mercado, com salários insatisfatórios e a falta de oportunidades de crescimento.
Nos Estados Unidos, o projeto The College Payoff, divulgado pela Universidade de Georgetown, nos EUA, divulgou um levantamento sobre o assunto em 2022. Com base no cenário norte-americano, a pesquisa considera critérios como estabilidade, remuneração e nível de satisfação profissional dos já inseridos no mercado para descobrir os cursos que geram mais arrependimentos.
Os cursos que as pessoas mais se arrependem ne fazer
10 e 9 – Letras e Biologia
Há um empate entre as duas áreas, em que a pesquisa encontrou 52% dos profissionais arrependidos. Em ambas, o profissional pode dar aulas, mas também trabalhar no universo da pesquisa.
8 – Ciências Políticas
56% dos formados se mostraram insatisfeitos com a área, que permite não apenas dar aulas, mas contratação por partidos políticos e institutos de pesquisa.
7 – Assistência médica
58% dos profissionais se declararam arrependidos com a escola do curso – que não existe aqui no Brasil.
6 – Marketing
Apesar da ampla área de atuação, esse curso teve mais de 60% de profissionais arrependidos, de acordo com a The College Payoff.
5 – Área da educação
Cerca de 61% dos formados declararam arrependimento com a área – que corresponde a algo como pedagogia aqui no Brasil.
4 – Comunicações
Novamente: uma área ampla, mas com 64% dos profissionais arrependidos.
3 e 2 – Artes e Sociologia
As duas áreas empatam, com 72% dos profissionais insatisfeitos com a área.
1 – Jornalismo
Por fim, o curso com mais arrependidos foi jornalismo, com 87% dos profissionais insatisfeitos.




