O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou o novo ranking 2025 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), com os carros mais econômicos à venda no Brasil. A lista avalia o desempenho de 697 modelos e versões comercializados por 35 montadoras, destacando aqueles que entregam maior eficiência energética no uso urbano e rodoviário — fator cada vez mais valorizado diante dos altos custos com combustível.
No topo da lista está o Toyota Corolla híbrido flex, que impressiona ao fazer até 18,5 km/l na cidade com gasolina e 15,7 km/l na estrada. Abastecido com etanol, o modelo ainda mantém bons números: 12,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. O Corolla Cross, que compartilha o mesmo conjunto motriz, também se destacou com 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada (gasolina).
Os 8 carros mais econômicos do Brasil em 2025
Abaixo, os veículos mais bem posicionados no ranking do Inmetro, com base no consumo urbano e rodoviário com gasolina:
- Toyota Corolla híbrido (flex)
Cidade: 18,5 km/l | Estrada: 15,7 km/l - Toyota Corolla Cross híbrido (flex)
Cidade: 17,7 km/l | Estrada: 14,6 km/l - Chevrolet Onix Plus (1.0 turbo)
Cidade: 13,9 km/l | Estrada: 17,4 km/l - Chevrolet Onix (1.0 turbo)
Cidade: 13,8 km/l | Estrada: 16,9 km/l - Volkswagen Polo T200 (1.0 turbo)
Cidade: 16,1 km/l | Estrada: 13,7 km/l - Renault Kwid (1.0 flex)
Cidade: 15,3 km/l | Estrada: 15,7 km/l - Fiat Cronos (1.0 Firefly)
Cidade: 13,5 km/l | Estrada: 16,6 km/l - Hyundai HB20 (1.0 aspirado)
Cidade: 13,6 km/l | Estrada: 14,8 km/l
Os dados foram obtidos por meio de testes laboratoriais que simulam diferentes condições de uso, tanto na cidade quanto na estrada. A classificação varia de “A” (mais eficiente) a “E” (menos eficiente), com base no consumo energético (MJ/km) e nos tradicionais dados de km por litro com etanol e gasolina.
O Inmetro reforça que a etiqueta veicular tem o objetivo de ajudar o consumidor a comparar veículos de forma clara e objetiva, promovendo escolhas mais conscientes e econômicas. Com o avanço das tecnologias híbridas e melhorias em motores convencionais, até modelos populares têm mostrado desempenho energético bastante competitivo.




