Um dos fatores que explica o câncer de pâncreas ser considerado um dos mais agressivos da oncologia é que a doença normalmente apresenta sintomas discretos, o que dificulta que ela seja diagnosticada cedo.
Em entrevista para o Metrópoles, o oncologista Márcio Almeida, da Oncoclínicas Brasília, explicou que, como o pâncreas é um órgão de pouca sensibilidade, os sintomas normalmente se confundem com condições muito comuns, como dores nas costas e no estômago.
O Correio 24 Horas listou alguns sintomas comuns de câncer no pâncreas. Obviamente, eles também podem ser sintomas de várias outras coisas, então não se desespere antes de ir no médico!
Sintomas comuns de câncer no pâncreas
Perda de apetite
Como explica o Correio, o processo inflamatório que o tumor provoca libera proteínas como interferon e interleucina. As duas inibem o apetite e você provavelmente vai começar a perder peso, mesmo sem ter feito nenhuma mudança na sua rotina.
Alteração nas fezes
Problemas no pâncreas causam alterações no processo de digestão que podem causar mudanças na cor, frequência e consistências das fezes, sendo mais um sintoma a ficar atento.
Dores persistentes
O crescimento do tumor comprime nervos e órgãos próximos, então dores no estômago e nas costas são outro sintoma comum nesse tipo de câncer. Obviamente, dores ocasionais são relativamente comuns, mas fique atento se forem dores persistentes.
Indigestão
Um dos órgãos que pode ser pressionado pelo tumor é o estômago, dificultando a sensação de esvaziamento e causando uma sensação de estufamento e desconforto após as refeições. Aquela sensação desagradável de estar “empazinado”.
Icterícia
A pele e os olhos amarelados podem acontecer quando o câncer atinge a cabeça do pâncreas, comprimindo a via biliar e impedindo a passagem da bilirrubina. O acúmulo dessa substância é o que causa a icterícia.