Com as temperaturas aumentando no Brasil essa semana, muitas pessoas estão tendo que apelar para o ar-condicionado para conseguirem manter algum nível de conforto no calor. Mas, com isso, a conta de luz também sobe, podendo ultrapassar o gasto do chuveiro elétrico, já que o ar fica ligado por mais tempo. Confira algumas dicas de como manter o ar-condicionado sem fazer a sua conta de luz ir para as alturas:
Temperatura
Segundo o engenheiro mecânico Arnaldo Lopes Parra, especializado em climatização e vice-presidente de marketing da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado e Ventilação (Abrava), cada grau a menos no ar representa um aumento de cerca de 3,5% no consumo de energia.
A temperatura ideal do ar-condicionado é, em média, 23°C. Lembrando que a ideia do ar-condicionado não é esfriar o ambiente no mesmo instante, mas sim ir climatizando o ambiente ao longo de um período mais longo, de forma a manter uma temperatura confortável.
Escolher seu aparelho
Fique de olho no selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Ele conta com uma escala variando entre A (mais econômico) e G (menos econômico). Outra dica para economizar energia é optar por um aparelho com tecnologia Inverter. Segundo as empresas, esse modelo pode reduzir o consumo de energia em até 40%.
Instalação
Depois de escolher um bom aparelho, você precisa garantir que ele seja bem instalado no ambiente que você deseja resfriar, então o ideal é contratar um técnico com habilitação na área, até para escolher o melhor local para instalar o aparelho.
Limpeza
“Estudos indicam que a falta de manutenção de qualquer equipamento pode influenciar em um gasto até 40% a mais de energia”, explica o engenheiro mecânico Arnaldo Lopes Parra ao site da Abrava. A sujeira acumulada nos filtros do ar-condicionado podem atrapalhar o funcionamento do aparelho e diminuir o tempo de vida útil dele.
 
			
 
		


