Diante do extenso território que o Brasil tem, existem diversos trajetos que podem ser longos, dependendo do destino que se quer ir. Mas, um se destaca mais do que os outros, que é o trajeto entre Maranhão e o Pará, que tem quase 900 km. Para isso, é necessário sair de São Luís para Parauapebas, passando por 27 cidades que podem ser feitas de trem.
Através da Estrada de Ferro Carajás (EFC), os passageiros têm a chance de viver uma experiência única com paisagens da Amazônia. Considerada uma das ferrovias de maior extensão do mundo com capacidade de carga, ela conecta a maior mina de minério de ferro a céu aberto do planeta, em Carajás (PA), ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA).
Mais detalhes sobre o trajeto de trem entre Maranhão e o Pará
Ao viajar pela ferrovia, terá chances de ver as vistas deslumbrantes da Floresta Amazônica, com campos e cidades que cruzam o caminho. Ao longo da jornada, é possível avistar diversas espécies de animais e plantas típicas da região e ter contato com as comunidades que vivem no caminho.
Ao todo, a viagem leva cerca de 16 horas e a frequência é em dias alternados, partindo de São Luís (MA) e chegando em Parauapebas (PA). O embarque pode ser feito nas cidades de São Luís, Santa Inês, Açailândia (MA), Marabá e Parauapebas (PA e, dentro do trem, é possível viajar com conforto pois os assentos são confortáveis, com lanchonete e banheiros.




