Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estádios de futebol não poderão vender bebidas alcoólicas neste estado

Por Pedro Silvini
06/01/2026
Em Geral
0
metanol bebida alcool

(Reprodução/IStock)

Os estádios de futebol de Porto Alegre continuarão proibidos de vender e permitir o consumo de bebidas alcoólicas. O prefeito Sebastião Melo (MDB) decidiu vetar o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal em novembro que liberava a comercialização de álcool em eventos esportivos na capital gaúcha. Com a decisão, permanece em vigor a legislação estadual que veta a prática em todo o Rio Grande do Sul.

A proposta havia sido aprovada no dia 19 de novembro por 13 votos a favor, de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT). O Executivo tinha até 6 de janeiro para se manifestar, mas o prefeito antecipou sua decisão e optou pelo veto total.

Lei estadual prevalece, diz prefeito

Ao justificar o veto, Sebastião Melo destacou que a medida é controversa e enfrenta entraves jurídicos. Segundo ele, o fator decisivo foi a existência de uma lei estadual que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios em todo o território gaúcho.

“Se tivesse sido aprovada por 20 votos, eu até devolveria para a Câmara e deixaria os vereadores decidirem. Mas foi aprovada por 13 votos, é bastante polêmica e ainda tem um parecer contrário do Ministério Público, porque existe lei estadual que impede a venda de bebidas nos estádios em todo o Rio Grande do Sul”, afirmou o prefeito.

Ministério Público aponta ilegalidade

O veto também foi respaldado pelo entendimento do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, classificou a legislação municipal como ilegal, uma vez que entra em conflito direto com a norma estadual já em vigor.

Segundo Saltz, o MP mantém um procedimento aberto sobre o tema e poderia adotar medidas caso a lei municipal fosse aplicada. Entre as possibilidades estariam multas e até prisões de responsáveis que descumprissem a legislação estadual.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
copa do mundo

Folga nos jogos da Copa? Brasileiros recebem notícia negativa sobre "feriado"

Confira!

Pilha de dinheiro auxílio

Governo separa R$ 159 bilhões e vai pagar auxílio para brasileiros em 2026

09/01/2026
conchinha carinho casal

O que significa abraçar a parceira antes de dormir, segundo a psicologia

09/01/2026
mansão pablo

Propriedade que pertencia a Pablo Escobar e era protegida por 120 homens acaba de ser vendida

09/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix