Não é uma novidade que o estado da Bahia é um dos lugares mais visitados do Brasil, atraindo turistas nacionais e internacionais de diversas partes do mundo. Mas, entre 2024 e 2025, houve um recorde de visitantes, alcançando a marca de 9,4 milhões de turistas na alta temporada, permitindo que a economia local atingisse R$ 23,7 bilhões, segundo os dados divulgados pelo Ministério do Turismo, da Polícia Federal e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na última segunda-feira (24/03).
Como o esperado, o Carnaval foi uma das principais datas nesse período, atraindo 3,5 milhões de visitantes que circularam pelas 13 zonas turísticas baianas, gerando R$ 7 bilhões em receita. Em um comparativo com números do ano passado, em janeiro deste ano, o estado registrou o aumento no setor de 9%, em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto a média do Brasil foi de 3,5%.
Mais detalhes do aumento de turismo na Bahia
Por ter cidades que oferecem experiências épicas, os principais polos turísticos também se destacaram por suas infraestruturas. Inclusive, para gerar o cálculo do quanto o turismo foi fundamental para a economia, foram analisados os níveis de ocupação hoteleira, deslocamento, entre outros gastos dos visitantes.
Somente em fevereiro, Salvador alcançou uma taxa de ocupação hoteleira de 68,7%, com expressiva participação de turistas internacionais. Já no Carnaval, a principal data festiva da capital, a lotação média foi de 95%, com picos de 100%, além de abranger outros lugares, como Itacaré, Porto Seguro e Lençóis, que são cidades localizadas no sul, extremo sul e Chapada Diamantina.