Moradores da Bahia, mais especificamente do sul do estado, podem preparar os guarda-chuvas para os próximos dias porque tem fortes chuvas vinco por aí. Nesta segunda-feira (11), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo de acumulado de chuvas para 14 cidades baianas (a lista completa está mais abaixo).
Esse alerta é válido até as 10h de amanhã (11).
Mas o que significa o alerta amarelo? O Inmet prevê chuvas de 20 e 30 mn/h ou até 50 mn/h para essas cidades no sul da Bahia, um volume considerado elevado. O risco de alagamentos e deslizamentos é considerado baixo, mas vale o cuidado. Na manhã de hoje (11), Santa Cruz Cabrália registrou alagamento, mas a prefeitura da cidade informou ao g1 que nenhum morador ficou desalojado ou desabrigado.
Em caso de emergências, a recomendação é que as pessoas façam contato com a Defesa Civil (número 199) ou com o Corpo de Bombeiros (número 193).
O Inmet ainda emitiu outro alerta envolvendo o clima no estado nordestino, mas esse não tem a ver com chuvas. 39 municípios do oeste da Bahia estão com alerta de baixa umidade do ar. Nessas condições atmosféricas, o Instituto faz algumas recomendações para evitar problemas de saúde, como redobrar os cuidados com a hidratação e evitar atividades ao ar livre, principalmente no período da tarde, quando o sol e o calor são mais intensos. Essas condições também aumentam o risco de incêndios florestais.
As cidades baianas com alerta de chuvas do Inmet:
- Alcobaça;
- Belmonte;
- Buerarema;
- Canavieiras;
- Caravelas;
- Ilhéus;
- Itabuna;
- Mucuri;
- Nova Viçosa;
- Porto Seguro;
- Prado;
- Santa Cruz Cabrália;
- Santa Luzia;
- Una.