O mês de novembro combina dois elementos que fazem a alegria dos brasileiros: a chegada do 13º salário (pelo menos a primeira parcela) e a Black Friday, que este ano acontece no dia 28 de novembro. O evento promocional sempre acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro.
Em Uberlândia, Minas Gerais, um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas revelou que o principal segmento em que os consumidores pretendem investir é em moda. 68% dos consumidores entrevistados revelaram que querem aproveitar as promoções para darem aquela incrementada no guarda-roupa. Dos entrevistados, 84% afirmaram que querem aproveitar a Black Friday.
Confira quais os segmentos que apareceram na pesquisa da CDL de Uberlândia:
- Moda – 68%;
- Beleza – 51,9%;
- Eletrônicos – 44,4%;
- Casa e Decoração – 31,5%;
- Eletrodomésticos – 24,1%;
- Alimentos e Bebidas – 22,2%;
- Viagens – 11,1%.
E os consumidores estão bastante empolgados com o “evento” promocional. 41% dos entrevistados responderam que querem gastar entre R$ 500 e R$ 1 mil; 33% querem gastar até R$ 500; 20% entre R$ 1 mil e R$ 3 mil; e 6% pretendem desembolsar mais de R$ 3 mil.
O levantamento também perguntou quanto de desconto os consumidores esperam encontrar na Black Friday:
- 55% dos consumidores – esperam encontrar descontos entre 41% e 60%;
- 26% – 60%;
- 15% – 21% a 40%;
- 4% – 10% a 20%.
Black Friday 2025
Este ano, o evento deve movimentar R$ 15 bilhões, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço (Abecs), com cerca de 42% dos brasileiros pretendendo aproveitar a chance para fazer compras de produtos ou serviços.




