Estudos sobre neurociência descobrem cada vez mais como as nossas ações podem nos beneficiar ou prejudicar, dependendo da situação. Uma ação negativa, que pode gerar danos à saúde mental é reclamar demais, pois quando uma pessoa se queixa frequentemente, o corpo entende que precisa liberar o hormônio do estresse chamado cortisol, que é um esteroide produzido pelas glândulas adrenais.
Quando o cortisol está sendo liberado, ele faz com que a pessoa tenha duas atitudes: de lutar ou de fugir. Isso direciona oxigênio, sangue e energia para longe de tudo, exceto dos sistemas essenciais à sobrevivência imediata. Quando a situação é de muito estresse, essa movimentação do cortisol pode elevar a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue para que você esteja preparado para fugir ou se defender de algum perigo.
Ao reclamar demais, você pode colaborar pela liberação exagerada de cortisol no seu corpo, gerando problemas mentais e físicos, pois prejudica o sistema imunológico e o torna mais suscetível a colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas e obesidade.
Entenda melhor como as reclamações podem gerar problemas no corpo
Reclamar constantemente pode criar um ciclo vicioso de negatividade. Isso significa que quanto mais você reclama, mais você se concentra nos aspectos negativos da vida, o que pode levar a um humor deprimido e pessimista. Vale ressaltar que, reclamar faz parte da nossa vida e deve ser feito de forma moderada, para que não se torne algo crônico.
Ao notar que está com o hábito constante de reclamar, tente encontrar soluções para os problemas que são possíveis. Para isso, concentre-se no que você pode controlar e tome medidas para melhorar a situação.