Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estudantes vão receber espécie de “salário” do Governo no segundo semestre

Por Alan da Silva
27/06/2025
Em Geral
0
seguro-desemprego

Foto: USP Imagens

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (27), a Portaria nº 470/2025, que regulamenta a gestão dos incentivos financeiro-educacionais do Programa Pé-de-Meia. A medida está em conformidade com o Decreto nº 11.901/2024 e estabelece critérios específicos para a concessão dos pagamentos aos estudantes habilitados, que passarão a receber mensalmente durante todo o ano de 2025.

Inicialmente, não estava previsto pagamento no mês de agosto. No entanto, com a realocação das parcelas do programa para o exercício de 2025, o MEC confirmou a liberação da sexta parcela neste mês, assegurando repasses contínuos até dezembro.

A portaria também inclui orientações específicas para os estudantes da 4ª série do ensino médio. De acordo com o normativo, esses alunos terão direito aos mesmos incentivos financeiros destinados à 3ª série.

A medida visa garantir a permanência e conclusão da etapa escolar, com previsão de até três parcelas anuais de incentivo à conclusão, somando um valor total de até R$ 3.000,00.

Procedimentos a serem seguidos pelas redes de ensino

O documento normativo detalha ainda os procedimentos a serem seguidos pelas redes de ensino que identificarem inconsistências no envio de dados dos estudantes. Nestes casos, será possível solicitar correções junto à Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, mediante justificativa.

A permissão de ajustes se aplica também às informações enviadas durante o calendário operacional do Pé-de-Meia em 2024, conforme disposto na Portaria MEC nº 84/2024.

Outro ponto regulamentado pela portaria é o pagamento do incentivo relacionado à participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O repasse será realizado após o envio das informações de conclusão do ensino médio, inclusive nos casos em que for necessário efetuar ajustes cadastrais junto à SEB.

Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Programa Pé-de-Meia é uma iniciativa de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, voltada à permanência e conclusão escolar de estudantes do ensino médio da rede pública. 

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
barata âmbar

Barata pré-histórica de 40 milhões de anos ressurge presa em pedra preciosa

Confira!

cirurgia

Música na sala de cirurgia pode aumentar a velocidade da recuperação, apontam estudos

31/12/2025
Foto ilustrativa: Divulgação/Governo de Goiás

Lei dos hidrômetros: aparelhos agora precisam ser instalados no lugar correto

31/12/2025
rua do senado

Local no Brasil desbanca Nova York e vira o mais legal do mundo, segundo revista internacional

31/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix